domingo, 25 de dezembro de 2016

CORONEL PM NILTON VIANNA: UM COMANDANTE ÀS VÉSPERAS DE UMA NOVA CONSTITUIÇÃO PARA O BRASIL (1988)


A Polícia Militar do Estado de São Paulo lamentou o falecimento do Coronel Nilton Vianna, ocorrido no último dia 24 de dezembro, após agravamento de problemas cardíacos. 
Como homenagem oportuna, é justo divulgar ao menos um resumo da trajetória e das realizações desse inesquecível líder da Força Policial paulista.
Nascido em 07 de dezembro de 1934, exerceu o cargo de Comandante Geral entre 23-03-1983 e 21-02-1986.
O Coronel Vianna foi um dos mais importantes oficiais da história recente da Instituição. Como Comandante Geral trabalhou com o Governo de Franco Montoro em São Paulo e, a partir de 1984, com Michel Temer - atual Presidente da República - que assumiu a Secretaria de Segurança Pública naquele mesmo ano.
Nilton Vianna foi o primeiro Comandante Geral nomeado em São Paulo depois de uma série de comandantes do Exército, em um período marcado pelo início de uma transição democrática diante da nova Constituição que se anunciava. A conjuntura social e política colaborou para que a atual composição da Polícia Militar em São Paulo tenha sido definida na época, com várias mudanças legais e regulamentares.
No seu Comando, em época de rápidas transformações, o Coronel Nilton Vianna esforçou-se em reunir os Comandantes Gerais dos estados federados brasileiros visando compartilhar e aperfeiçoar as melhores práticas na segurança pública, com uma visão de futuro que inspirou o atual Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares (CNCG PM/CB). 
Fortalecendo a Instituição no campo operacional, também defendeu e colocou em prática uma forma de policiamento mais dinâmica, visando maior presença e pronta resposta às demandas da população por meio da intensificação do serviço de patrulhas móveis.
Em recente entrevista registrada para a preservação da memória institucional junto ao Centro de Comunicação Social da Polícia Militar fez questão de repetir: “Deus me deu essa missão!”, referindo-se à confiança do posto de comandante máximo da Polícia Militar do Estado de São Paulo em momento tão sensível na história recente do país para um líder da Força Pública dos paulistas.
Ao Coronel Nilton Vianna, sempre Comandante Geral, nossa continência com respeito e gratidão.

Adilson Luís Franco Nassaro
(Coronel PM Franco)
Chefe do Centro de Comunicação Social da PMESP - CComSoc
- Facebook:  Coronel Franco (fan page); Franco Nassaro (perfil)
     - Twitter: Franco Nassaro     @Cel_PM_Franco 

Nenhum comentário:

Postar um comentário