domingo, 27 de novembro de 2016

Polícia Militar em São Paulo: cenário e perspectiva


Junto aos demais comandantes da Polícia Militar do Estado de São Paulo tenho trabalhado com fé e motivação por uma Instituição cada vez mais eficiente e próxima ao cidadão, uma Polícia verdadeiramente Comunitária e com foco na preservação de vidas, da integridade física e da dignidade da pessoa humana. Esse é nosso ideal! 

Vamos continuar prendendo criminosos e preservando a ordem pública, todavia, queremos mais! Devemos transmitir e viabilizar uma sensação de segurança e a confiabilidade em nossa Polícia.
Nossas prioridades são: gestão eficiente e qualidade no atendimento; Polícia de proximidade (Comunitária, com foco sempre no cidadão); e irrestrito compromisso com a defesa e promoção dos Direitos Humanos. Precisamos deixar de nos preocupar apenas com prisões de criminosos e, sim, nos preocuparmos muito mais com as vítimas - e às potenciais vítimas - especialmente neste tempo instável de mudanças em que vivemos, quando fatores econômicos, legais, sociais até políticos impactam a segurança pública.

Nossa tradicional Polícia Militar, que completará 185 anos no dia 15 de dezembro próximo, deve prosseguir em constante aperfeiçoamento para esse maior "Compromisso com o Cidadão", buscando ser reconhecida como uma grande Força de Paz e não simplesmente combatente do crime. Queremos, sim, uma Polícia em que todos confiam, que seja respeitada e valorizada, jamais prevalecendo um simples "medo" que acaba distanciando aqueles que podem e devem nos ajudar como partícipes diante da responsabilidade comum que é a Segurança Pública, também direito de todos.

Vemos, hoje, um cenário promissor com alinhamento de força políticas em São Paulo, e muitas parcerias possíveis entre Estado e Município na área da Segurança Pública, com lideranças buscando resultados que muito orgulho poderão trazer ao povo de São Paulo.
Necessário nos mostrarmos cada vez mais, pois a ostensividade é nossa marca. Defendemos, por exemplo, uma maior presença com motocicletas e policiais militares circulando e atuando na cidade de São Paulo em especial; também, policiais militares patrulhando regiões centrais o que será possível em parceria com o Município, por meio de diárias extraordinárias - em convênio - para trabalho voluntário em horário de folga, experiência que, defendemos, deve ser expandida.

Por fim, na área de Comunicação em que atuo, vamos reforçar a imagem dessa Polícia eficiente que, como as demais no mundo, atua para Servir e Proteger pessoas. E isso com ação e interação cada vez mais presentes nas mídias sociais, em especial.

O município pode e deve interagir fortemente com o Estado para a segurança de todos. Nesse sentido, cumprimento o Coronel PM José Roberto, novo Secretário Municipal na área da Segurança Pública, nosso amigo, desejando-lhe muito sucesso, o que certamente alcançará em razão de sua experiência e conhecimento nessa área tão sensível.  
Sou otimista, além de idealista, mesmo conhecendo o tamanho dos desafios que continuaremos a enfrentar, juntos, sempre seguindo o Norte do Bem Comum, em nossa bússola de transparência, legalidade e compromisso de qualidade do serviço público.

Sucesso a todos!

Adilson Luís Franco Nassaro
(Coronel PM Franco)
Chefe do Centro de Comunicação Social da PMESP - CComSoc
- Facebook:  Coronel Franco (fan page); Franco Nassaro (perfil)
     - Twitter: Franco Nassaro     @Cel_PM_Franco 

Nenhum comentário:

Postar um comentário